Clarineta

Diogo Maia 

Adjunto da Classe de Clarineta

 

Diogo Maia nasceu em Brasília. Formou-se em 2001 na Escola de Música da cidade (EMB), e em 2006 concluiu o bacharelado em clarinete na ECA-USP, com Luís Afonso “Montanha”. Em 2011, tornou-se clarinetista/claronista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Atualmente também integra o quinteto de clarinetes Sujeito a Guincho, o grupo instrumental Seis com Casca, o ensemble contemporâneo Baderna Moderna, o trio de clarinetes ArTrioe o grupo de jazz Os Fellas. Juntamente com Daniel Oliveira forma o duo Clownrinetas, em queutilizam técnicas contemporâneas de uma maneira lúdica, unindo performance musical, cena e humor. Também atua como convidado em grupos como ORTHESP,OSESP, OSUSP, Camerata Aberta ePercorso Ensemble, com os quais gravou CDs. 

Na música popular, tem participado frequentemente de shows e gravações, ao lado de grandes músicos, como Hermeto Pascoal, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso, Marco Pereira, Cristina Buarque, Vittor Santos e Leandro Braga. Trabalha com teatro, escrevendo e produzindo trilhas; e,  frequentemente participa de trilhas de séries, novelas e filmes gravando clarinete e clarone.

Em 2015, defendeu sua Dissertação de Mestrado na ECA-USP, com o título A reelaboração e a relação com a obra musical: uma reflexão sobre fidelidade, criatividade e crítica na prática de reelaboração musical. Em 2017, foi convidado e passou a integrar o corpo editorial da Revista Clarineta. Recentemente participou da concepção e coordenação de importantes atividades de integração da classe clarinetística, como o 1º Simpósiopara Clarinetistas(USP, 2014), 1º Encontro Brasileiro de Claronistas(Poços de Caldas-MG, 2015), o 13º Encontro Brasileiro de Clarinetistas e 2º Encontro Brasileiro de Claronistas(Poços de Caldas-MG, 2017), além das duas edições do Concurso Devon & Burganipara clarinetistas.

Diogo já se apresentou em diversos palcos nacionais e internacionais, dentre os quais na sala Rachmaninov do Conservatório Tchaikovskyem Moscou; no Centro de Cultura Brasil-Alemanhaem Munique; e em duas oportunidades como solista, no Theatro Municipal de São Pauloe auditório do MASP. Já participou de projetos por todo o Brasil junto aos SESCs, SESIse Pontos de Cultura.

Em 2005, participou do premiado CD Villa-Lobos em Paris, dirigido por Gil Jardim. Com o grupo Seis com Casca, lançou dois CDs, em 2006 e 2012. Ministrou aulas em duas edições do Festival Música nas Montanhas, em Poços de Caldas, e no Festival de Música de Prados; e foi professor de clarinete na Universidade Adventista de São Paulo (2004-2007). Em 2003, Venceu o concurso Jovens Interpretes da Música Brasileira, do Centro Cultural São Paulo; três anos depois, ganhou o 1° Prêmio Estímulo OCAM e foi, por três anos, vencedor do Projeto Nascente da USP, nas categorias Popular e Erudito).

 

Diogo Maia é artista RICO/D'Addario Woodwinds, e toca com clarinetes Selmer Signature e clarone Selmer Privilège.

 

www.diogomaiasantos.com.br

www.soundcloud.com/diogomaia-cl

 

Daniel Oliveira

Adjunto da Classe de Clarineta

 

 Atualmente Participa do programa de Pós-Graduação em Músicada USP, sob a orientação do Prof.Dr. Luis Afonso Montanha. Graduado em Clarineta pela IA-UNESP em 2007 na classe do professor Sergio Burgani.

Chefe de Naipe da Orquestra de Ópera do Theatro São Pedro – SP e Clarinetista do Ensemble Música Nova. Colabora nos seguintes projetos: Sujeito a Guincho, Quinteto Novos Ventos, ArTrio, Trio de Chalumeaux com Sergio Burgani e Joel Barbosa e Clownrinetas Duo com Diogo Maia                           

Já trabalhou como músico convidado das principais Orquestras do Brasil como: Osesp, Municipal de São Paulo, Sinfônica da Bahia, Sinfônica do Paraná, Bachiana Filarmônica – Sesi e Percorso Ensemble 

É professor da Escola de Música da Hebraica e Professor convidado da Universidade Estadual do Belém do Pará e do Instituto Bacarelli - SP 

Em 2016 foi convidado para dar aulas na Itália no 6º European Clarinet Festival. 

É um dos Editores e Idealizadores da Revista Clarineta, publicação esta dedicada aos Países de Língua Portuguesa. Recebeu em 2007 o prêmio Novos Talentos da Música Brasileira, prêmio esse concedido pela Casa de Cultura de Israel. 

Daniel Oliveira é artista patrocinado das marcas D´Addario Woodwinds e Devon& Burgani Clarinetes

 

  • Facebook Social Icon

CONHEÇA TAMBÉM

CIRCUITO DE FESTIVAIS - 2020

DIREÇÃO ARTÍSTICA: MAESTRO JEAN REIS

 

  www.festivalmusicanasmontanhas.com.br              Poços de Caldas - MG 9 a 18 Janeiro

                                           www.fimub.com.br               Bauru - SP 19  a 25 de Janeiro

                                              www.fimp.com.br              Bagé-RS   julho

                            www.musicanaserra.com.br              Lages - SC  19 a 25 de julho