Violoncelo

Meryelle Maciente

Doutora em Artes (Práticas Interpretativas) pela ECA-USP, Mestre em Artes (Musicologia), Bacharel em Letras (Espanhol e Português) e Bacharel em Violoncelo, todas pela USP.

Violoncelista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo desde 2012, professora de Violoncelo na EMESP -Tom Jobim desde 2009, professora de Violoncelo na FAMOSP e professora de violoncelo da AMUSE. Integra o Lumina (quarteto de instrumentistas-cantores que conta com vozes, violão, piano e violino) e o FCE (Fukuda Cello Ensemble).

Teve como principais professores Igor Sarmientos, Rosana Levental, Ricardo Fukuda, Robert Suetholz e Raiff Dantas Barreto. Fez quatro aulas com Mstislav Rostropovich em 2000 e 2001, um dos maiores músicos do século XX, grande violoncelista russo, a convite do mesmo.

Foi professora assistente de Violoncelo do curso de Extensão Cultural da ECA-USP e Professora de Violoncelo e Música de Câmara da Universidade Sagrado Coração (USC- Bauru), em 2008.

Integrou as Orquestras de Câmara da USP (OCAM), Orquestra Avon Women, Orquestra Experimental de Repertório (OER), Orquestra Sinfônica Municipal de Santos e Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. Como violoncelista convidada, trabalhou também na Orquestra Sinfônica de São Caetano e na Camerata Fukuda. 

Como solista, esteve à frente das orquestras Filarmonia, Sinfônica de Santos e Sinfônica de São José dos Campos. Integrou Quarteto Nobilis por 10 anos e o Quinteto Típico de Tangos da Cia. Tango & Paixão, de 2011 a 2017, além de ter atuado em outros grupos como quartetos, trios e duos com piano, desde 1998. Participou do Ensemble Musica Nova, regido por Jack Fortner, com quem gravou CD para o Selo SESC, com obras Contemporâneas Eruditas.

Participou dos musicais: Evita, Violinista no Telhado, Cabaret e Chaplin.

Na música popular, participou como violoncelista em espetáculos com Rita Lee, Zélia Duncan, Paula Lima, Lenine, Antônio Nóbrega, Ná Ozetti, Zezé de Camargo e Luciano, Toquinho, Moraes Moreira, Trio Corrente, Zimbo Trio, Danilo Caymmi, Mônica Salmaso, Ute Lemper, Spok, Maria João, Fabiana Cozza, Moacyr Luz, Toninho Horta, Elen Oléria, Lívia Nestrovski, Carlinhos Brown, Fafá de Belém, Richard Bona, Agnaldo Rayol, Francis Hime, entre outros.

Como instrumentista, cantora e compositora, lançou o CD autoral, “Sempre rindo”, em 2014, cuja canção tema foi premiada com Menção Honrosa no Prêmio Nascente (USP) em 2014.

  • Facebook Social Icon

CONHEÇA TAMBÉM

CIRCUITO DE FESTIVAIS - 2020

DIREÇÃO ARTÍSTICA: MAESTRO JEAN REIS

 

  www.festivalmusicanasmontanhas.com.br              Poços de Caldas - MG 9 a 18 Janeiro

                                           www.fimub.com.br               Bauru - SP 19  a 25 de Janeiro

                                              www.fimp.com.br              Bagé-RS   julho

                            www.musicanaserra.com.br              Lages - SC  19 a 25 de julho